NARASIṀHA AVATĀRA: A IRA DIVINA MANIFESTA – por Loka Sākṣi Dāsa

 śrī-nṛsiṁha jaya nṛsiṁha jaya jaya nṛsiṁha prahlādeśa jaya padmā-mukha-padma-bhṛṅga “Todas as glórias a Nṛsiṁhadeva! Todas as glórias a Nṛsiṁhadeva, que é o Senhor de Prahlāda e, como a abelha, vive a contemplar o rosto de lótus da deusa da fortuna”. ugraṁ vīraṁ mahāviṣṇuṁ jvalantaṁ sarvato-mukham nṛsiṁhaṁ bhīṣanaṁ bhadraṁ mṛtyor-mṛtyor namāmy aham “Ofereço minhas humildes reverências àquele que é […]

A DIVINDADE E SUA POTÊNCIA SUPREMA – por Lokasaksi Dasa

A Verdade Absoluta somente pode ser concebido integralmente, como a Personalidade Suprema da Divindade, como Deus em Sua plenitude, se estiver associado com a Personalidade Suprema de Suas Potências (śaktis), Śrī Rādhā. A Verdade Absoluta sem a Sua potência (śakti) é neutro e não se revela como uma pessoa. Nesse caso Ele apenas pode ser […]

O ESPÍRITO DA NATUREZA – por Lokasaksi Dasa

Uma análise sobre a ecologia e o plano espiritual, sobre a ação correta do homem e sua reintegração na liberdade da transcendência. O enigma da relação entre Deus, o homem e a Natureza são resolvidos através da metafísica de Sri Caitanya, a inconcebível unidade e dualidade simultâneas.* Basta assistir ao noticiário da TV e dar […]

DIFERENÇA ENTRE O SER ABSOLUTO E A PERSONALIDADE SUPREMA  DA DIVINDADE – por Lokasaksi Dasa

Na tradição védica, e também na tradição do vaiṣṇavismo gauḍīya, a Divindade Suprema e Absoluta, conhecida como Brahman, ontologicamente falando, é “um” (ekam), é o “Ser” (sat), é o “EU SOU” (Aham), é o “um sem um segundo” (eka advitiyam). Mas, Esse mesmo ser supremo e absoluto, como Deus, se manifesta estética e psicologicamente, como […]

ŚRĪ KṚṢṆA O SUPREMO E DOCE OBJETO DE AMOR – por Lokasaksi Dasa

raso vai saḥ |rasaṁ hy evāyaṁ labdhānandī bhavati |ko hy evānyāt kaḥ prāṇyāt |yad eṣa ākāśa ānando na syāt |eṣa hy ānandayāti || “Ele certamente é doçura!Com essa doçura, temos bem-aventurança.Quem, de fato, poderia respirar,Sem bem-aventurança no espaço do ser?Ele, unicamente Ele, causa bem-aventurança”. “He certainly is sweetnessWith this sweetness, we obtain bliss.Who, in fact, […]

ONDE DEVERIAMOS PROCURAR DEUS? – por Lokasaksi Dasa

 vadanti tat tattva-vidas tattvaṁ yaj jñānam advayambrahmeti paramātmeti bhagavān iti śabdyate  “Transcendentalistas eruditos que conhecem a Verdade Absoluta chamam esta substância não-dual de Brahman, Paramātmā ou Bhagavān” (Śrīmad-Bhāgavatam, 1.2.11) Somos eternos buscadores (nitya-jijñāsu) da Divindade. Portanto devemos e podemos sempre encontrá-lA: 1) como a “Verdade”, no Ser (sat) do Absoluto (Brahman), que abarca e permite […]

A HERMENÊUTICA VEDANTISTA DA NÃO DUALIDADE E BHAKTI* – por Lúcio Valera (Lokasākṣi Dāsa)

Podemos encontrar na tradição religiosa e filosófica do Sanātana Dharma (hinduísmo) duas correntes de pensamento distintas, mas complementares, para a obtenção da meta última da existência, que seria a transcendência das dualidades da existência material (mokṣa ou mukti): uma enfatizando o caminho do conhecimento (jñāna) e a outra o da devoção (bhakti), como elementos determinantes […]

A CEBOLA DO DIA A DIA – por Kurma Dasa

Recebi essa pergunta por rede social, em resposta à minha afirmação de que não se deve oferecer cebola para Krishna. “PERGUNTA: Se Deus fez a cebola, e se isso tem sido oferecido e abençoado ´por ele como um alimento básico na dietas norte-americanas por mais de 200 anos, nas dietas da Europa setentrional por centenas […]