ŚRĪLA PRABHUPĀDA

A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada – Acarya Fundador da ISKCON – Sociedade Internacional da Consciência de Krishna

Sua Graça Divina A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada nasceu em 1896 na cidade de Calcutá (Kalkata), Índia, recebendo o nome Abhay Caran de seus pais. Ele encontrou-se pela primeira vez com seu mestre espiritual, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami,  em Calcutá no ano de 1922. Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati, que era um conhecido acadêmico devocional e fundador da Gaudiya Matha (instituto e mosteiro védico da tradição vaishnava gaudiya) e suas sessenta-e-quatro filiais , apreciou muito esse jovem culto e convenceu-o a dedicar sua vida ao ensinamento do conhecimento védico no Ocidente. Srila Prabhupada tornou-se, então, seu estudante, e onze anos mais tarde (1933), em Allahabad, foi iniciado formalmente com seu discípulo.

Inciação de Srila Prabhupada como discípulo de Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Goswami em Allahabad em 1933.

Após o seu primeiro encontro, em 1922, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura pediu para que Srila Prabhupada divulgasse o conhecimento védico utilizando a  língua inglesa. Nos anos que se seguiram, Srila Prabhupada escreveu um comentário à Bhagavad-gita e em 1944, sem qualquer ajuda, começo a editar uma revista quinzenal em inglês.

Reconhecendo a erudição e devoção de Srila Prabhupada, a Gaudiya Vaisnava Society homenageou-o em 1947 com o título “Bhaktivedanta.” Em 1950, com cinquenta-e-quatro anos de idade, Srila Prabhupada retirou-se da vida de casado, e quatro anos mais tarde adotou a ordem de vanaprastha (aposentadoria espiritual) para devotar mais tempo aos seus estudos e escritos. Srila Prabhupada mudou-se para cidade sagrada de Vrndavana, onde viveu em condições muito humildes no templo medieval histórico de Radha-Damodara. 

Srila Prabhupada em seu quarto no Templo de Radha Damodara em Vrndavana, UP, Índia.

Lá ele dedicou muitos anos a um profundo estudo e trabalho literário. No ano de 1959 ele aceitou a ondem renunciada de vida  (sannyasa). Em Radha-Damodara, Srila Prabhupada começo a trabalhar na obra-prima de sua vida: uma tradução e comentário em muitos volumes sobre do Srimad-Bhagavatam (Bhagavata Purana), uma obra de 18.000 versos em sânscrito. Nessa ocasião ele também escreveu o Fácil viagem a outros planetas (Easy Journey to Other Planets).

Após publicar três volumes do SrimadBhagavatam, Srila Prabhupada, no ano de 1965, foi para os Estados Unidos, para cumprir a sua missão de seu mestre espiritual. Desde então, Sua Graça Divina escreveu por volta de sessenta volumes de traduções, comentários e estudos resumidos autênticos sobre clássicos filosóficos e religiosos da Índia.

Srila Prabhupada chegando no Ocidente em 1965

Em 1965, quando chegou pela primeira vez na cidade de Nova Iorque, vindo de navio cargueiro, Srila Prabhupada estava praticamente se recurso algum.  Foi somente após um ano de grande dificuldade que ele conseguiu estabelecer a International Society for Krishna Consciousness em julho de 1966. Sobre sua cuidadosa orientação, a associação recém criada crescem em apenas uma década até se tornar uma confederação mundial de praticamente cem asramas (mosteiro), templos, institutos e comunidades rurais.

Palácio de Ouro em Nova Vrndavana, Virgínia Ocidental, EEUU.

Em 1968, Srila Prabhupada fundou New Vrndavana, uma comunidade védica experimental nas colinas da Virginia Ocidental, Estados Unidos. Inspirado pelo sucesso de New Vrndavana, que na época era uma próspera comunidade rural de mais de mil acres (400 hectares), seus estudantes fundaram vária comunidade similares nos Estados Unidos e no exterior.

Srila Prabhupada no Gurukula.

Em 1972, Srila Prabhupada introduziu o sistema védico de educação primária e secundária (ensino fundamental)no Ocidente fundando a escola Gurukula em Dallas, Texas. A escola começou com apenas três crianças em  1972, e no início de 1975 já tinha mais de cento-e-cinquenta alunos matriculados

Srila Prabhupada também inspirou a construção de um imenso centro e sede internacional em Sridhama Mayapur na Bengala Ocidental, Índia, que também é a sede do projeto de um Instituto de Estudos Védicos.

Templo do Planetário Védico em Sridhama Mayapura, Navadvipa, Bengala Ocidental, Índia.

Um projeto semelhante foi o magnífico Templo de Krsna-Balarama e a Hospedaria Internacional em Vrndavana, Índia. Nesse centros os ocidentais podem viver para adquirir experiência em primeira mão da cultura védica.

Sri Krishna-Balarama Mandir, Vrindavan,Uttar Pradesh, India.

A contribuição mais importante de Srila Prabhupada, contudo,  são seus livros.  Para publicá-los ele fundou em 1972 a The Bhaktivedanta Book Trust, que editou exclusivamente todas as suas obras em mais de 50 línguas, tornando-se, dessa forma na época, a maior publicadora de livros na área da religião e filosofia indiana. 

Srila Prabhupada e seus primeiros livros editados no Ocidente.

Os livros de Srila Prabhupada são altamente respeitado por acadêmicos e estudiosos, pela sua autoridade, profundidade e clareza, sendo utilizados em muitas e respeitáveis escolas e universidades no mundo todo.

Viajando pelo mundo divulgando a consciência de Krishna.

Nos últimos dez anos de sua vida, apesar da idade avançada, Srila Prabhupada deu a volta ao mundo por doze vezes em turnês  visitando os seis continentes. Apesar de sua imensa e apertada agenda, Srila Prabhupada continuou a escrever prolificamente. Seus escritos constituem uma autêntica biblioteca de filosofia, religião, literatura e cultura védica.

Srila Prabhupada no Bhaktivedanta Manor, Ingleterra.

Conheça mais sobre a pessoa bondosa e compassiva que era Srila Prabhupada, e como ele foi capaz de mudar a vida de tantas pessoas e ter realizado tal grande obra em tão pouco tempo.

Mais informações aqui

Srila Prabhupada cantando o maha-mantra em suas contas (japa).

Kirtanas Hare Krishna clássicos de Srila Prabhupada no início do Movimento Hare Krishna nos Estados Unidos, em 1965.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.